Aulas práticas e o laboratório para alunos da rede pública
Resumo
O ensino de ciências se dá durante toda a formação do aluno, desde o 1º ano do ensino fundamental até o 3º do ensino médio. Muito se discute sobre qual a melhor metodologia para isso, já que as ciências se baseiam em modelos experimentais e o modelo tradicional da escola limita algumas metodologias. Neste trabalho, é proposto que laboratórios didáticos podem contribuir com a formação dos alunos, proporcionando aulas mais lúdicas e interativas e incentivando o pensar científico. Porém, a realidade nas escolas, principalmente públicas, não é compatível com esse modelo, já que a maioria das escolas não possuem um laboratório e, quando possuem, não há estrutura e verba para manter o funcionamento adequado. A metodologia deste trabalho se baseia em realizar uma atividade experimental com alunos de 6º ano de uma escola pública de São Paulo e, através de questionários aplicados, determinar o impacto desta aula experimental no compreendimento e interesse dos alunos com o conteúdo trabalhado. Além disso, foi feita uma visita técnica a um laboratório de referência, possibilitando a comparação com o ambiente da escola pública. Os resultados obtidos indicam que os alunos aprenderam melhor o conteúdo com a atividade e demonstraram grande interesse em mais aulas práticas, mostrando um déficit no ensino público.