bio - Ciências Biológicas

Aulas práticas e o laboratório para alunos da rede pública

Autoria Giovanna Carneiro de Jesus, Laís Coimbra Simões Dias
Orientação Yuri Keller Martins
Coorientação Vladimir Leonidovitch Rossovskii
Escola Escola Estadual Maestro Fabiano Lozano São Paulo
Baixe o pôster Pôster

Resumo

O ensino de ciências se dá durante toda a formação do aluno, desde o 1º ano do ensino fundamental até o 3º do ensino médio. Muito se discute sobre qual a melhor metodologia para isso, já que as ciências se baseiam em modelos experimentais e o modelo tradicional da escola limita algumas metodologias. Neste trabalho, é proposto que laboratórios didáticos podem contribuir com a formação dos alunos, proporcionando aulas mais lúdicas e interativas e incentivando o pensar científico. Porém, a realidade nas escolas, principalmente públicas, não é compatível com esse modelo, já que a maioria das escolas não possuem um laboratório e, quando possuem, não há estrutura e verba para manter o funcionamento adequado. A metodologia deste trabalho se baseia em realizar uma atividade experimental com alunos de 6º ano de uma escola pública de São Paulo e, através de questionários aplicados, determinar o impacto desta aula experimental no compreendimento e interesse dos alunos com o conteúdo trabalhado. Além disso, foi feita uma visita técnica a um laboratório de referência, possibilitando a comparação com o ambiente da escola pública. Os resultados obtidos indicam que os alunos aprenderam melhor o conteúdo com a atividade e demonstraram grande interesse em mais aulas práticas, mostrando um déficit no ensino público.

Palavras-chave: laboratório, aula, experimento