Avaliação da influência das mídias sociais e da publicidade no consumo de alimentos ultraprocessados entrem adolescentes de uma escola técnica estadual da zona oeste de São Paulo
Resumo
INTRODUÇÃO: As condições de vida hodierna, estão associadas ao desenvolvimento de novas tecnologias na área da alimentação, que favoreceu o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados. OBJETIVO: Compreender como as mídias sociais e a publicidade podem influenciar o consumo de alimentos ultraprocessados e os hábitos alimentares de adolescentes estudantes de Escolas Técnicas Estaduais da zona oeste de São Paulo. METODOLOGIA: Foi realizada a análise partir de um questionário online aplicado via plataforma Google Forms, em que este foi composto por questões fechadas que buscavam analisar a frequência do consumo de ultraprocessados, os motivos pelos quais o indivíduo os consome e o conhecimento destes sobre os impactos que esse consumo traz à saúde humana RESULTADOS: Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos adolescentes (69,79%) consomem alimentos in natura ou minimamente processados, por vontade própria, sendo 81,25% dos participantes e 41,67% baseiam suas escolhas alimentares diante a sua facilidade no preparo. Cerca de 41,67% dos entrevistados utilizam o celular de 6 a 8 horas por dia, e 75% consideram excessiva a quantidade de anúncios que lhe aparecem durante o dia. CONCLUSÃO: Grande parte dos participantes consomem os alimentos in natura ou minimamente processados e optam por eles por vontade própria. Ainda permanecem longas horas do dia expostos as publicidades por meio do celular e mais da metade considera excessivas as propagandas ao longo do dia.