sau - Ciências da Saúde

Avaliação da influência das mídias sociais e da publicidade no consumo de alimentos ultraprocessados entrem adolescentes de uma escola técnica estadual da zona oeste de São Paulo

Autoria Gabriella Mendes Mattos Arrojo, Guilherme Mattas Garcia, Nicolle Andrade Damasceno
Orientação Renata Juliana da Silva
Escola ETEC Uirapuru São Paulo
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Resumo

INTRODUÇÃO: As condições de vida hodierna, estão associadas ao desenvolvimento de novas tecnologias na área da alimentação, que favoreceu o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados. OBJETIVO: Compreender como as mídias sociais e a publicidade podem influenciar o consumo de alimentos ultraprocessados e os hábitos alimentares de adolescentes estudantes de Escolas Técnicas Estaduais da zona oeste de São Paulo. METODOLOGIA: Foi realizada a análise partir de um questionário online aplicado via plataforma Google Forms, em que este foi composto por questões fechadas que buscavam analisar a frequência do consumo de ultraprocessados, os motivos pelos quais o indivíduo os consome e o conhecimento destes sobre os impactos que esse consumo traz à saúde humana RESULTADOS: Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos adolescentes (69,79%) consomem alimentos in natura ou minimamente processados, por vontade própria, sendo 81,25% dos participantes e 41,67% baseiam suas escolhas alimentares diante a sua facilidade no preparo. Cerca de 41,67% dos entrevistados utilizam o celular de 6 a 8 horas por dia, e 75% consideram excessiva a quantidade de anúncios que lhe aparecem durante o dia. CONCLUSÃO: Grande parte dos participantes consomem os alimentos in natura ou minimamente processados e optam por eles por vontade própria. Ainda permanecem longas horas do dia expostos as publicidades por meio do celular e mais da metade considera excessivas as propagandas ao longo do dia.

Palavras-chave: Alimentos ultraprocessados, Mídia, Adolescentes