Desenvolvimento de material educativo sobre alimentos transgênicos
Resumo
INTRODUÇÃO: No fim da década de 50 acontece o marco inicial da biotecnologia que a partir da engenharia genética possibilita a modificação dos genes das espécies, porém, a ciência não possui meios de garantir 100% a segurança do alimento com mudança genética, por conta disso na Declaração da Rio 1992 foi estabelecido o princípio da precaução. OBJETIVO: Desenvolver um material educativo na forma de ebook sobre os alimentos transgênicos a fim de expor os conflitos da rotulagem, éticos e de saúde, pelo fato de ser um tema pouco abordado no cotidiano. Ademais, avaliar o conhecimento de adolescentes em relação aos alimentos transgênicos no seu cotidiano. METODOLOGIA: Foi feita a aplicação de um questionário por meio da plataforma do Google Forms, entre adolescentes de uma escola pública da zona oeste de São Paulo, entre outros voluntários. RESULTADOS: Percebe-se que muitos dos avaliados afirmam possuir conhecimento mínimo do assunto, porém suas respostas são incongruentes, visto que seus conhecimentos não são tão aprofundados, pois não conhecem sobre a legislação, produção, distribuição ou até a identificação e rotulagem dos alimentos transgênicos. CONCLUSÃO: Faz-se necessário uma maior exposição de informações sobre alimentos transgênicos, para que as pessoas possam ter plena capacidade de escolha, além de mais estudos para que seja possível uma melhor análise dos benefícios e malefícios dos alimentos geneticamente modificados e seus impactos a saúde e meio ambiente.