eng - Engenharia

Jogo educativo como ferramenta de aprendizagem em Física

Autoria Danilo Ferreira Silva
Orientação Leandro Garcia Vieira
Escola E.E. Pereira Barreto São Paulo
Baixe o pôster Pôster

Resumo

O projeto é um jogo educativo que foi feito a partir de uma linguagem de programação que é mais conhecida como Scratch, e, no meu caso, utilizei-o para fazer um Quiz no qual os estudantes podem jogá-lo e respondê-lo de acordo com os seus aprendizados. O tema do game é Física, onde vários recursos são explorados dentro desta disciplina, é simples de jogar e temos tempo de jogo, pontuação e muito mais. O método utilizado foi pesquisar em sites públicos e buscar descobrir porque temos tão poucos cientistas e porque tão pouca participação das mulheres na ciência. Em seguida, os textos encontrados foram lidos, fichados e assim aplicados como fonte de referências para o projeto. O objetivo principal do projeto é incentivar os jovens na trajetória profissional em áreas como a Astrofísica, a Engenharia e a Física, e espera-se que o jogo possa dar interesse e entreter os jogadores, de forma que os faça repensar em que carreira seguir.

Palavras-chave: Jogo Educativo, Cientistas, Trajetória