hum - Ciências Humanas

Terra Viva

Autoria Aleksandro Verissimo de Oliveira, Julliana Silva de Souza
Orientação Sandra Pacchioni
Escola Escola Estadual Professor Wolny de carvalho Ramos São Paulo
Baixe o pôster Pôster

Resumo

O projeto Terra Viva tem com foco na Preservação Ambiental tem o objetivo de conscientização ecológica, desenvolvido Escola Estadual Prof. Wolny de Carvalho Ramos, sendo os estudantes matriculados na mesma participantes.
A escolha foi pautada pela falta de discussão no ambiente escolar, pois vai muito mais além do que simplesmente “jogar lixo no lixo”.
A primeira etapa foi fazer pesquisas na internet e em livros sobre o assunto em questão e na segunda etapa fizemos pesquisas para analisar até que ponto era o conhecimento dos alunos sobre o assunto, a pesquisa foi realizada em alunos do 6° ano do fundamental ao 3° ano do ensino médio de forma voluntária e digital na sala de computadores da escola, era apenas uma mostra do que estávamos enfrentando para seguir os próximos passos, todos os dados foram computados e organizados em tabelas e gráficos.
A terceira e última etapa foi estudar esses dados, chegamos a conclusão de que pouquíssimos alunos realmente sabem sobre o meio ambiente e sua importância, tendo contato com os alunos notamos como a problemática nunca é algo individual, mas coletivo, ou até mesmo não há culpa do individuo por resíduos na escola em lugares inapropriados, porém, o projeto não teve o intuito de ser finalizado, ele quer e tem a necessidade de ser mantido nos próximos tempos, realizando dias verdes e ações ambientais para assim, pensando de uma perspectiva positiva, chegar a conscientização dos alunos que é o produto esperado.

Palavras-chave: Sustentabilidade, mobilização e jardinagem