hum - Ciências Humanas

Ajuda AD

Autoria Ana Cecília da Silva Alves, Giovanna dos Santos Rodrigues, Jennifer de Carvalho Alves
Orientação Sandra Pacchioni
Escola Escola Estadual Professor Wolny de Carvalho Ramos São Paulo
Baixe o pôster Pôster

Resumo

Projeto Ajuda A.D, fundado por alunas da Escola Wolny de Carvalho Ramos, visa auxiliar estudantes com transtornos de ansiedade e/ou depressão. Através de estudos e pesquisas, podemos identificar diversas ramificações do problema apresentado e buscar caminhos para melhorar a situação.
Para isso, utilizamos como recursos pesquisas científicas de doutores em psicologia e psiquiatria para entendermos os sintomas, possíveis causas do problema e formas adequadas de auxílio para cada personalidade.
Com os conhecimentos adquiridos, realizamos a oficina “momento terapêutico”, em que os alunos praticaram seu autoconhecimento. Através das respostas, foi possível elaborar a melhor alternativa para reduzir as crises dentro do ambiente escolar.
Depois de todas as pesquisas e com os resultados da oficina conseguimos identificar que o método “momento terapêutico” deu bastante resultado, após a oficina conversamos com os alunos envolvidos e recebemos um ótimo retorno. Pensando nisso, iremos investir na oficina com auxílio da “escrita terapêutica”, “caixinha antiansiedade”, “ caixinha antidepressão” e “caixinha antimedo”. Esse material é bastante utilizado e indicado por terapeutas.
Por ter sido um momento bom para os participantes e por indicações deles, achamos que deveriam ser mais presentes momentos como esse para os alunos nas escolas, pois é um momento de distração, reflexão e desabafo. Com isso tornaremos o ambiente escolar mais acolhedor e agradável à todos.

Palavras-chave: Harmonia, empatia, superação