Equipe de formação

Roseli de Deus Lopes

Roseli de Deus Lopes

Professora associada 3 do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP), tem graduação, mestrado, doutorado e livre-docência em Engenharia Elétrica pela EP-USP. Coordena projetos de pesquisa na área de meios eletrônicos interativos, com ênfase em aplicações voltadas para educação e saúde. Coordena projetos de divulgação científica e projetos voltados à identificação e ao desenvolvimento de talentos em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Foi responsável pela concepção e pela viabilização da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), da qual é coordenadora geral desde 2003.

Irene Karaguilla Ficheman

Irene Karaguilla Ficheman

Pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da USP (EP-USP) e gerente de projetos do LSI-TEC desde 2000, é graduada em Matemática e Ciência da Computação pela Universidade de Tel-Aviv (1984), tendo mestrado (2002) e doutorado (2008) em Engenharia Elétrica pela EP-USP. Trabalhou em Israel, nos Estados Unidos e no Brasil, com ampla experiência em pesquisa e desenvolvimento. Desde 2003, gerencia projetos de pesquisa em meios eletrônicos interativos aplicados à educação e ao entretenimento, além de projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia assistiva. Participa da organização da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) desde sua concepção em 2002/2003.

Valkiria Venancio

Valkiria Venancio

Doutora Faculdade de Educação – USP (2018). Mestre em Ciências pela Escola Politécnica – USP – Sistemas Eletrônicos (2011). Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela PUC-SP (2006). Graduada em Matemática – Licenciatura – UNIFAI (2001). Pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integráveis – LSI/USP em projetos que envolvem tecnologias educacionais e formação de professores desde 2008, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática – GEPEm/USP. Lecionou na UMESP em cursos do Lato Sensu e na Universidade Livre da 3ª idade (1999-2008), na Universidade Belas Artes e UNIMEP em cursos de Lato Sensu. Professora aposentada da rede municipal de ensino de São Paulo (1984 – 2014). Apoia a organização e é integrante do comitê científico de avaliação da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) desde 2005. Autora do livro Formação Insubordinada de professores para uso das TDIC – Publishing Brasil, 2019.

Elena Saggio

Elena Saggio

Possui graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP (1990) e especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (1997), cursou Especialização em Divulgação Científica no Núcleo José Reis da ECA-USP. Desde 2005, realiza atividades de comunicação social para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), e atua como gerente de comunicação na Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico – LSI-TEC.

Marlos C. Sampaio

Marlos C. Sampaio

Biólogo (Bacharel e Licenciado) formado pela Universidade Nove de Julho (São Paulo), Mestre e Doutor em Ciências Biomédicas (com ênfase em Imunologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Instituto Butantan. Realizou estágio de Pós Doutoramento pelo Instituto Israelita de Pesquisa Experimental (IIEP), do Hospital Albert Einstein (São Paulo) estudando biologia celular de células tronco humanas e animais.Há cerca de 10 anos vem atuando como avaliador/tutor de diversos eventos científicos como a Febrace (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia), a MOP (Mostra Paulista de Ciência e Engenharia), a STEAM & English Immersion Brasil e a ISEF – International Science and Engineering Fair. Com experiência de 17 anos em pesquisa científica, atualmente trabalha como representante comercial e assessor científico na Granja RG (empresa que atua com produtos para pesquisa científica), coordenador de pesquisa clínica no Hospital Irmandade da Santa Casa de São Paulo e é fundador da Sapiens, empresa voltada para consultoria e ensino em pesquisa básica e clínica.

André L. M. Santana

André L. M. Santana

Bacharel em Engenharia Industrial Mecânica (2013) e Mestre em Computação Aplicada (2015) pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é doutorando em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP), sob orientação da professora Roseli de Deus Lopes. Atua como pesquisador e professor na Escola de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi e na Faculdade de Engenharia da Computação do Insper. É pesquisador e líder de projetos no Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) em ações que envolvem a criação de espaços maker de internet das coisas, empoderamento juvenil e o desenvolvimento de soluções para doenças raras. Tem suas principais linhas de pesquisas nas áreas de educação, saúde e empreendedorismo, tendo publicado títulos relacionados a cultura maker, aprendizagem criativa, ensino de engenharia, pensamento computacional e design de soluções para resolução de problemas do mundo real. É integrante da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, palestrante e organizador da The Developer Conference, nas trilhas Inspire, TDC4Kids e Internet das Coisas. Faz parte da equipe técnica da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), é Creative Learning fellow pelo Lemann Center do Media Lab (MIT), Fellow da International Youth Foundation e revisor da revista científica Transactions on Learning Technologies, editada pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).

Andréia Lunkes Conrado

Andréia Lunkes Conrado

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (2019; 2005) com graduação em Licenciatura em Matemática pela mesma instituição (2000). Tem experiências na Educação Básica, como professora de matemática no Ensino Fundamental e Médio; e na Educação Superior, em cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática, desde 2005. Atualmente é assessora de matemática na Escola N. Sra. das Graças (Gracinha) e colabora com pesquisas desenvolvidas por ONGs e institutos de pesquisa, relacionadas à formação docente e à produção de indicadores educacionais. Foi pesquisadora em avaliações educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), por concurso público, no período 2008-2013. Em seus estudos dedica-se às áreas de Educação Matemática, Políticas Curriculares e Avaliação Educacional, com ênfase nas metodologias do ensino de matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, Pesquisas Brasileiras, Avaliação Educacional em Larga Escala em Matemática, Políticas Curriculares, Práticas Sociais de Numeramento, Diversidade-Diferença e Currículo de Matemática. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Etnomatemática – GEPEm da Faculdade de Educação da USP e a Rede Internacional de Etnomatemática – RedInet.